O Tributa Rápido é uma plataforma que surgiu para simplificar a forma como as empresas em geral e serviços contábeis realizam a retenção de tributos. Como sabemos, essa é uma atividade altamente complexa devido às constantes atualizações da legislação no Brasil, o que traz um ambiente de insegurança jurídica para as empresas.
Quem é gestor de área contábil ou fiscal sabe do que estamos falando. Existe sempre uma grande desconfiança em relação ao trabalho realizado pelo setor. Afinal, se a cada dia útil são editadas 46 novas normas tributárias no país, qual a garantia de que a empresa está operando de acordo com a legislação? Certamente, estamos falando de um risco bastante acentuado.
A boa notícia é que com a plataforma de tributação certa você pode qualificar a gestão fiscal de seu negócio como nunca. É por isso que falaremos hoje das principais interfaces do Tributa Rápido, destacando a nova funcionalidade de nossa ferramenta – o monitoramento de produtos. Acompanhe.
Como funciona o Tributa Rápido?
Já imaginou processar, em uma mesma simulação de cálculo, as alíquotas de tributos como ICMS, IPI, PIS e Cofins? Pois saiba que essa é a principal funcionalidade do Tributa Rápido.
Para isso, basta informar na interface inicial do programa dados como:
- nome do produto;
- estado de origem;
- estado de destino;
- natureza da operação; (ex.: venda de produto do estabelecimento ou venda de mercadoria adquirida de terceiros)
- perfil do destinatário; (ex.: varejista, consumidor final não contribuinte, etc.)
- regime tributário do remetente.
Feito isso, a plataforma reportará os dados do produto pesquisado, informações sobre a alíquota de impostos, a base legal utilizada para a tributação e se operação gera crédito em impostos para o adquirente. Toda essa operação não demora mais do que dois minutos.
Como funciona a consulta de produtos?
Como já anunciado, a consulta de produtos é a mais nova funcionalidade do Tributa Rápido. Para quem ainda não conhece essa solução, nós vamos explicar.
Basicamente, trata-se da busca avançada por eventuais mudanças na tributação da categoria de produtos que se queira acompanhar. Para isso, você informa qual o produto, qual a periodicidade na qual a consulta deve ser processada (diária, semanal ou mensal) e a plataforma traz um relatório com a atualização da legislação (caso houver).
Dessa forma, você pode dar continuidade as rotinas contábeis de sua empresa sem se preocupar em pesquisar a respeito de mudanças na legislação.
Sobre o Tributa Rápido
O Tributa Rápido nasceu da necessidade das empresas e escritórios contábeis identificarem e calcularem, com rapidez e precisão, a tributação dos produtos dos mais diversos segmentos.
Nesse sentido fizemos uma parceria entre empresas de consultoria tributária e de TI, em que cada uma contribuiu com sua expertise para o desenvolvimento desse produto inovador.Ficou interessado em saber mais sobre nossas soluções? Acesse nosso site agora mesmo e conheça nossos planos.
- Quais empresas são obrigadas a prestar informações pelo eSocial? - janeiro 17, 2023
- Venda de produtos fora do estabelecimento: saiba qual código CFOP utilizar. - janeiro 2, 2023
- Tabela ICMS: como utilizar em operações interestaduais - novembro 24, 2022