Youtube viola Direito Autoral, isso mesmo. O que aparentemente é uma grande diversão para uns é um grande trabalho para outros, e, por vezes trabalho judicial.
Algumas pessoas só vem o o YOUTUBE como um espaço de conteúdo para o seu entretenimento, mas já existem casos indo parar na justiça.
Foi o que aconteceu com o youtuber brasileiro, Jorge Dejorge.
A ABTA, Associação Brasileira de Televisão por assinatura, moveu uma ação judicial.
O motivo da ação foi um tutorial, que segundo o autor da ação, incentiva a pirataria ao ensinar aos usuários como obterem serviços ilegais de IPTV sem pagamento de subscrições.
A autora já ganhou o processo inicial que implica em remoção do vídeo e também multa equivalente a 10 mil reais.
Nesse caso a condenação do Youtube por violar Direitos Autorais, foi irremediável.
O que significa IPTV?
IPTV para quem não sabe é a Internet Protocol Television.
Trata-se de uma tecnologia que permite distribuir programas de TV por Banda Larga, em resumo funciona sem antena, cabos pois utiliza-se apenas do WI-FI.
O exemplo do youtuber em questão é muito relevante e serve para reflexão.
Para quem atua ou pretende trazer conteúdos para a plataforma que até então não se manifestou sobre o caso, é muito importante se atentar ao conteúdo a ser veículado, para evitar desdobramentos jurídicos.
É muito importante validar a procedência das informações a serem compartilhadas, bem como, se o conteúdo compartilhado é de fato lícito.
Com ações prévias de validação do conteúdo é possivel afastar problemas judiciais que nesse caso tem reflexos civeis e criminal.
Ao contrário dos veículos de comunicação tradicionais que são previamente sujeitos a uma hierarquia de profissionais que validam seus conteúdos e os revisam, as plataformas digitais oferecem uma maior “liberdade” de liberação de conteúdos.
Mesmo diante da pseuda liberdade existente nos canais da internet, erram e tambem pagam pelos seus erros ao permitir o público promover ideologias, ou conteúdo contraditórios.
Maior prova é o Youtube ter sido alvo direto de processo judicial por violação de direito autoral.
O curioso deste caso é que não se trata de uma violação direta de direitos do autor, puramente e sim uma promoção escancarada a pirataria, prática prevista por lei.
Ficou comprovada a concorrência desleal com o serviços de TV por assinatura, que levou o Youtube a ser réu por violação de Direito Autoral.
Youtube viola Direito Autoral
Um simples vídeo implicou , em processo por promoção de pirataria, infração de direitos autorais, e concorrência desleal. Hoje a ação está em quase 8 mil euros.
Leia também o artigo:https://www.b3smarcas.com.br/direitos-autorais-memes-tambem-geram-obrigacoes-juridicas/
A http://www.b3smarcas.com.br é uma empresa especialista em marcas e patentes, tenha mais dicas e conteúdo sobre propriedade intelectual no Linkdln https://www.linkedin.com/in/fabiana-barbosa-7b972737/
Conheça o https://www.tributarapido.com.br uma ferramenta que chegou para inovar o mundo tributário.
Conheça também a nossa seção de FAQ clicando aqui https://www.tributarapido.com.br/faq
- Influencer registre sua marca - outubro 23, 2022
- Youtube viola Direito Autoral - outubro 23, 2022
- As reflexões do filme Fome de Poder o caso da família McDonald´s - outubro 23, 2022